O Projeto

     O projeto “Cor e Poesia” nasceu da sinergia de duas formas de expressão da minha arte. Denominei “Cor” para representar todas minhas manifestações artísticas como desenhos, pinturas, mosaicos e mandalas. E “Poesia” contempla minhas poesias, poemas e reflexões de uma forma geral.
A experiência de desenhar mandalas é a mais recente no meu acervo. Interpretando a palavra mandala pela língua sânscrita, podemos entender como “o círculo que contém a essência”, representando graficamente o homem (micro) e o universo (macro). Segundo a vivência do psicólogo Carl G. Jung, as mandalas provêm da imaginação ativa e a experiência de desenhar, pintar ou apenas se concentrar na visualização deste símbolo pode estimular o psique e auxiliar na busca do autoconhecimento. Independente da simbologia, as próprias cores ao entrar nos nossos olhos já afetam diretamente nossas emoções, conforme recentes pesquisas científicas.
Atualmente a escrita também é usada como ferramenta de decifrar o próprio inconsciente por muitos psicólogos. Colocar as emoções em palavras é como projetar a nossa essência no papel, ampliando a percepção do nosso autoconhecimento a cada experiência de escrever.
Desta forma, através do projeto Cor e Poesia, minha contribuição é oferecer a todos, as minhas vibrações positivas expressadas através da arte para somar na jornada de realizações pessoais de cada um. Gratidão!

Fernanda Dutra